Godzilla tem mais de 65 anos, e ao longo desses 65 anos ele sofreu mudanças em seus visuais, as vezes explicadas e outras apenas feitas por trocas das suits que eram as roupas que os atores vestiam para interpretar o Rei.
Aqui vamos falar sobre todas elas, da Era Showa até a Millennium. Falaremos também de outros visuais que transcendem o uso das suits. E mais: Comentaremos sobre o comportamento de Godzilla ao passar dessas eras.
Aqui vamos falar sobre todas elas, da Era Showa até a Millennium. Falaremos também de outros visuais que transcendem o uso das suits. E mais: Comentaremos sobre o comportamento de Godzilla ao passar dessas eras.
ERA SHOWA
ShodaiGoji:
Seu nome é uma mescla entre "Shodai" e Gojira, o termo Shodai em japonês significa "Primeira geração", recebendo esse nome por ser a primeira encarnação do Rei dos Monstros em sua franquia. Possuía dentes pontiagudos e em forma de cone e duas presas protuberantes na mandíbula superior, uma cabeça grande e redonda com dois grandes olhos negros, sua pele é de um tom cinza escuro quase negro, essa coloração foi escolhida para representar as queimaduras que os japoneses sofreram depois dos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki. Suas placas dorsais eram pontudas e de coloração cinza. Possuía uma cauda arredonda, um corpo robusto com 4 dedos nas mãos e nos pés, sendo que os dedos das mãos eram unidos, tirando o polegar. Ao todo, seu corpo era bem robusto e volumoso, porém os pulsos eram mais finos em relação as mãos e os braços. Seu rosto também teve muita influência dos dragões asiáticos, principalmente na parte do focinho.
Em questão de personalidade, ShodaiGoji apresenta um comportamento caótico e curioso ao mesmo tempo, já que se formos reparar bem, ele vai testando seus poderes destrutivos com o passar do filme, começando com barcos e vilarejos, até grandes cidades. Possuí uma enorme resistência contra armas bélicas e seu ataque assinatura, o Atomic Breath, que nesse filme em vez de ser uma potente rajada de energia, é mostrado mais como uma chama ou gás radioativo com propriedades incendiárias, conseguindo reduzir Tóquio a um mar de chamas em questão de minutos.
Foi interpretado pelo já falecido suit actor Haruo Nakajima, que de acordo com ele, se inspirou em um elefante chamado Indra para fazer o modo em que o kaiju caminhava.
GyakushuGoji
Seu nome deriva do título do filme que ele fez sua aparição, "Gojira no Gyakushu", ou como também é conhecido popularmente, "Godzilla Raids Again". As diferenças não são muitas, porém notáveis, o focinho desse design é mais estreito que o focinho do design anterior, os olhos são menores, as cores continuam a mesmas porém as orelhas se notam mais pontudas. O design foi mudado para as necessidades do filme, um traje mais esbelto para dar mais movimentos ao ator, já que nesse filme seria o primeiro filme em que Godzilla enfrentaria um outro Kaiju, Anguirus. Já é notável também os famosos "núcleos" nas placas dorsais, algo que o ShodaiGoji não possuía.
GyakushuGoji possuí um comportamento territorial, voltando toda sua atenção para Anguirus quando esse entra em seu caminho. É muito mais rápido e flexível que ShodaiGoji, pois como é visto no filme, possuí movimentos mais rápidos e consegue dar pequenas corridas durante a luta.
Uma curiosidade interessante é que quando seu filme foi adaptado para os EUA, em vez de Godzilla, ele é chamado de "Gigantis". Essa mudança foi escolhida para não confundir o público, já que outro Godzilla tinha sido morto no filme anterior.
KingGoji
Seu nome deriva do título do filme em que apareceu, e é um dos filmes mais importantes para a saga, "King Kong vs Godzilla". Diferente do traje anterior, esse finalmente traz mudanças de peso para o personagem. KingGoji traz de volta o corpo robusto de ShodaiGoji, sua cauda está mais grossa e arredondada, as orelhas foram removidas e o rosto agora lembra um sapo ou lagarto, os pés e as mãos estão muito maiores, assim como suas garras. Os olhos são amarelados com a íris escura, e a língua está muito maior também. Os dentes também mudaram, sendo mais triangulares e houve perda total das presas da mandíbula superior. Muitos acham que o Godzilla do ano 2000 foi o primeiro Godzilla a ser verde, porém essa informação está errada, KingGoji já apresentava uma colaboração verde acinzentada, e placas mais estilizadas com o núcleo verde escuro, junto com uma textura de pele mais parecida com a dos répteis.
A personalidade de KingGoji é bem marcante, ele possuí bastante linguagem corporal e um grande nível de humor e sadismo, já que durante sua luta contra King Kong esse parecia estar rindo constantemente e fazendo uma "dancinha" abrindo e balançando os braços, rindo da cara de seu adversário, ele fazia o mesmo enquanto cobria Kong com pedras. Seus poderes são os mesmos das duas versões anteriores, porém mais explorados, sua inteligência também é mais explorada nesse filme, sendo capaz de correr, dar chutes de canguru e rebater pedras que eram jogadas em sua direção.
Um fato confuso que acontece nesse filme é que Godzilla demonstra se incomodar com eletricidade, algo que contradiz oque foi visto no filme de 54 e será visto futuramente também. Uma teoria feita pela fanbase sugere que o tempo em que Godzilla passou preso no Iceberg acabou nerfando ele e o deixando sensível a eletricidade por um certo período. Isso teria sido feito para poder dar um chance ao símio gigante.
Assim como maioria dos trajes, seu nome deriva do inimigo ou do título do filme, que nesse caso seria "Mosura tai Gojira". O rosto de sapo do design anterior foi deixado de lado e foi trazido de volta o rosto com aspecto de dragão asiático de ShodaiGoji e GyakushuGoji. Sua pele apresenta um tom cinza com algumas tonalidades em amarelo. As presas da mandíbula superior também voltaram, porém somente são visíveis em algumas cenas do filme em que Godzilla dispara seu Atomic Breath. O aspecto do corpo também voltou a ser mais esbelto, porém não tanto quanto GyakushuGoji. As garras estão mais curvadas e o tamanho das mãos foi reduzido. Seus olhos foram posicionados de um jeito que eles expressassem uma sensação de raiva e estresse.
Em questão de personalidade, MosuGoji parece estar bem irritado durante o filme, depois de despertar, esse focou totalmente na humanidade, destruindo usinas e edifício. Quando esse tropeçava ou ficava preso em alguma construção acabava tendo uma explosão de raiva e aumentava ainda mais seu nível de destruição.
Ainda parecia estar um pouco sensível a eletricidade porém não tanto quanto KingGoji, já que MosuGoji ainda conseguia ultrapassar os fios de alta tensão.
Outro fato curioso é que esse traje foi usado novamente no filme "Ghidorah: O Monstro Tricéfalo". Com apenas uma leve mudança nos olhos que não apresentavam mais o sentimento de raiva e o focinho era um pouco mais curto. Esse traje com mudanças mínimas também seria conhecido como "SanDaikaijuGoji".
DaisensoGoji
O nome do traje deriva da palavra "Daisensō" que significa guerra, vindo do título japonês do filme "Invasion of Astro-Monster" (Kaiju Daisensō). O tronco é o mesmo dos dois trajes anteriores, porém agora mais ereto e com uma cor mais escura. As mudanças mais notáveis estão presentes no rosto, onde podemos notar a remoção das presas da mandíbula superior e a mudança no formato dos dentes que agora voltaram a ser triangulares. O rosto ficou mais rechonchudo e o olhos ficaram mais elevados e esbugalhados, junto com o nariz que está mais protuberante.
Sua personalidade é bem humorada nesse filme, sendo agora totalmente defensor da humanidade como foi estabelecido no filme Ghidorah: O Monstro Tricéfalo.
Um fato engraçado sobre a cena da dança da vitória feita no Planeta X é que aquilo não estava na roteiro, a ideia da dança foi improviso do próprio Haruo Nakajima, que depois de ter feito isso tomou uma baita de uma bronca, porém depois que terminaram as filmagens eles acabaram gostando do resultado.
Uma variação desse traje chamada de "NankaiGoji" seria utilizada no filme "Ebirah:Horror of the Deep" para fazer as cenas aquáticas. NankaiGoji era praticamente idêntico, tendo como unica diferença os olhos que tinham um aspecto mais sério. Essa variação seria utilizada para representar maioria das cenas aquáticas nos seguintes filmes da Era Showa.
MusukoGoji
O nome desse traje vêm da palavra "Musuko", que significa filho e esta presente no título japonês do filme "O Filho de Godzilla"(Kaijūtō no Kessen Gojira no Musuko). Mudanças bem drásticas foram feitas nesse design, e não foram mudanças que agradaram bem os fãs, começando pela mudanças feitas no rosto, nesse design temos olhos colocados em uma posição mais elevada da cabeça e mais esbugalhados também. Seu nariz continua bem protuberante e o focinho foi mais encurtado ainda. O pescoço foi outra coisa que incomodou bastante os fãs, já que esse era grande demais e extremamente inchado, parecendo as vezes um papo de sapo quando esse inclinava o pescoço. Tirando isso, as mudanças feitas no resto do corpo não incomodaram tanto os fãs, como por exemplo, uma cauda mais grossa, pernas mais logas e a diminuição da quantidade das placas dorsais que agora eram mais estilizadas, tendo as pontas totalmente viradas para frente, lembrando bastante o traje de ShodaiGoji. As sobrancelhas também estão mais protuberantes.
Sua personalidade lembra bastante um pai rígido porém ao mesmo tempo sarcástico, Godzilla nesse filme em certos momentos demonstra ser bem rigoroso com seu filho Minilla, ameaçando bater nele e pisando na sua cauda para ensiná-lo a utilizar o Atomic Breath, também não deixa seu filho se divertir muito, provavelmente treinando ele para poder ser o futuro Rei dos Monstros. Tirando esse lado mais rígido, quando uma forte nevasca acontece no final do filme, Godzilla acolhe seu filho em um abraço e entra junto com ele em um estado de hibernação. Foi revelado nesse filme que os filhotes da espécie de Godzilla fazem chamados dentro do ovo igual filhotes de crocodilianos.
SoshingekiGoji
Seu nome deriva da palavra Soshingeki, que vêm do título japonês do filme "Destroy All Monsters!" (Kaijū Sōshingeki). As mudanças que foram feitas nesse traje foram justamente para agradar mais ou público em geral, seu rosto agora está muito mais parecido com um lagarto, os olhos menos esbugalhados e mais bem desenhados, junto com um pescoço mais curto e uma quantidade maior de placas dorsais. As pernas também ficaram mais curtas, deixando de lado aquela aparência de paizão que ele tinha em "O Filho de Godzilla". Sem falar também que suas placas não eram mais brancas com o núcleo negro, agora elas eram prateadas com o núcleo um pouco mais escuro. O focinho continua curto porém mais largo e com o nariz menos saliente.
Em questão de personalidade não temos muito o que analisar nesse Godzilla, já que ele passa maior parte do filme sendo controlado pelos aliens Kilaaks e só saí da lavagem cerebral no final do filme. Porém, com base no começo e no início do filme, Godzilla parece estar bem pacífico com a humanidade, defendendo a terra quando for sempre necessário.
Uma curiosidade sobre esse traje, é que ele não tem mais a capacidade de mover os olhos igual os trajes anteriores. Pessoalmente, fico em dúvida entre qual design gosto mais da era Showa, ShodaiGoji ou SoshingekiGoji.
Esse traje foi reutilizado em Godzilla Revenge, Godzilla vs Hedorah e Godzilla Vs Gigan. Em cada um desses filmes ele foi renomeado devidamente nessa ordem: AllKaijuGoji, HedoGoji, GiganGoji.
Também foi o último traje que Haruo Nakajima usou na franquia.
MegaroGoji
O nome desse traje deriva do nome do antagonista do filme, Megalon(Megaro). Mudanças bem marcantes foram feitas nessa suit, como por exemplo um rosto mais amigável com olhos bastante grandes de cor castanho escuro e dentes menos visíveis. Seu corpo voltou a ser robusto e tem uma postura ainda mais ereta que SoshingekiGoji, as placas dorsais desse traje permaneceram com a cor prateada. Três variações desse traje foram feitas para as sequências de Godzilla vs Megalon: MekaGoji(Godzilla vs Mechagodzilla), MekaGyakushuGoji(Terror de Mechagodzilla), tendo apenas simples mudanças nos olhos que não eram mais tão amigáveis e redução dos lábios, os também perderam a cor castanho escuro, sendo agora negros. Diferente de MegaroGoji, esses trajes não teriam pálpebras móveis.
O terceiro traje seria chamado de "Fake Godzilla", utilizado para representar Mechagodzilla disfarçado de Godzilla. As diferenças nesse traje seriam um olhar extremamente ameaçador e dentes bem visíveis e afiados.
Esse Godzilla seria conhecido como a versão mais amigável aos humanos, sendo mencionado como o monstro da justiça diversas vezes e não demonstrando nenhuma hostilidade aos humanos. Porém, em relação a enfrentar outros monstros, não demonstra nenhum sinal de piedade, atacando seus adversários de maneira brutal. Ele também é um ótimo exemplo de que não importa a ameaça , Godzilla sempre irá passar por cima, pois no filme "Godzilla vs Mechagodzilla", Godzão se deixou ser atingido por raios diversas vezes até ter a habilidade de magnetismo e assim derrotar seu sósia metálico.
Ele foi o design final que fecharia a Era Showa.
ERA HEISEI
Com o nome derivado do ano de lançamento de seu filme, 84Goji seria o Godzilla protagonista da Era Heisei. As mudanças foram extremamente drásticas em comparação ao último traje da Era Showa, esse traje foi feito para ser mais parecido com ShodaiGoji, trazendo de volta os dois grandes caninos da mandíbula superior, orelhas pontudas e um rosto mais parecido com um réptil. Seus olhos eram de uma cor castanho alaranjado e as placas eram bem pequenas em relação ao seu corpo e finalmente voltaram a sua cor branco osso. Um animatronic também foi usado para fazer os frames de close no rosto do kaiju, e também foi utilizado para fazer material promocional do filme.
Um fato engraçado é que as vezes o sistema facial do animatronico falhava, fazendo com que os olhos de Godzilla se movessem de maneira aleatória.
Biogoji
Esse traje seria o traje base para todos os trajes dessa era. Seu nome deriva do kaiju vilão do filme, Biollante. As mudanças foram feitas principalmente no rosto, tendo agora um rosto mais parecido com uma lontra ou felino. Seu corpo ficou ainda mais corpulento e musculoso, uma fileira secundária de dentes foi adicionada em sua boca e suas placas agora são maiores.
BatoGoji
Seu nome deriva do kaiju Battra(Batora) que fez sua aparição no filme Godzilla vs Mothra(1992). Esse traje traz mais detalhes ao rosto do Rei dos Monstros, tendo olhos agora amarelos com uma tonalidade alaranjada. Seu corpo agora é mais esbelto, não possuindo um musculatura tão predominante, as orelhas estão mais pontudas e seu rosto está ainda mais parecido com uma lontra, e com uma feição ainda mais agressiva.
Como um upgrade interessante, esse tinha como novidade a capacidade de mover a cabeça para cima e para baixo. Esse traje foi utilizado na batalha entre Godzilla e Rodan em Godzilla vs Mechagodzilla(1993) e nas cenas aquáticas de Godzilla vs Spacegodzilla.
RadoGoji
Seu nome deriva de outro kaiju que apareceu no filme, Rodan(Radon). Agora, porquê o nome desse traje não é MekaGoji já que ele é o vilão do filme? Simples, o nome MekaGoji já tinha utilizado na Era Showa, então eles tiveram que utilizar o kaiju secundário. A mesma coisa aconteceu com MosuGoji e BatoGoji. Esse traje não difere muito de BatoGoji, as únicas diferenças seriam uma cabeça mais robusta, pernas mais longas, um corpo levemente mais musculoso e ombros mais curtos que os trajes anteriores junto com um pescoço mais grosso.
Esse traje também seria utilizado nas cenas aquáticas de Godzilla vs Destoroyah, aonde só se foi pintado a parte superior do torso junto com os olhos e as placas para representar a criatura emergindo da água.
MogeGoji
Seu nome deriva do Mogera, já que o vilão do filme já se chamava Spacegodzilla(Supesugojira), o traje não poderia receber o nome de SpaceGoji, o que meio que contraditório já que na Showa tinhamos uma variação chamada MekaGoji, mas isso deve ser pelo fato de que aquele traje era uma simples variação e não uma traje feito do zero. MogeGoji é basicamente idêntico ao RadoGoji e BatoGoji, tendo como principais diferenças uma musculatura mais definida, pescoço ainda mais robusto e o aumento nas coxas. Os olhos também ficaram maiores e mais amarelados.
Esse traje tinha como novidade ser o primeiro traje a trazer um sistema de ventilação para aliviar mais o ator que o utilizava.
Esse foi o primeiro traje que a cabeça poderia se mover para qualquer direção e não somente para cima e para baixo.
Spacegodzilla
Uma breve menção honrosa, apesar de não ser o nosso Godzilla, não deixa de ser um clone bem parecido. Por conta de sua relação com a Biollante, a face de Spacegodzilla tem um aspecto muito mais crocodiliano do que os outros Godzillas, possuindo um focinho mais estreito e achatado que o comum e algumas presas que crescem em suas bochechas, fazendo referência a Biollante.
Em questão de personalidade, demonstra um alto nível de inteligência e malícia, não sendo apenas um vilão com uma vontade bestial de destruição, sendo na verdade um ótimo estrategista, tentando terraformar a terra a sua própria imagem e necessidades, sendo ele e Monster X os dois monstros mais inteligentes que o Rei dos Monstros enfrentou em toda sua franquia.
DesuGoji
O traje que marcaria a saga por seu visual que diferencia até hoje de boa parte de todos os designs. O nome do traje deriva do antagonista final da Era Heisei, Destoroyah(Desutoroia). Seria o traje mais único de toda a Era Heisei, seu corpo seria extremamente robusto, e seus ombros se tornaram alargados novamente, as coxas eram enormes. Para dar a impressão de que estava queimando, o traje foi recortado em certas partes e foi preenchido com um material transparente e luzes de cor laranja e amarelo. Os olhos também foram pintados de laranja e vermelho. E para dar ainda mais a sensação de calor, implantaram um sistema que produzia fumaça de certas partes do traje.
Um fato curioso, o suit actor Kenpachiro Satsuma relatou que já chegou a desmaiar várias vezes durante as gravações do filme já que a fumaça era na verdade uma grande quantidade de monóxido de carbono. Depois que Godzilla derrete pelo superaquecimento, as luzes do traje foram desligadas para fazer a cena de Godzilla Junior adulto rugindo no meio da fumaça.
Comportamento:
No geral, o Godzilla da Era Heisei possui um comportamento neutro e territorialista, atacando a humanidade apenas quando precisa se alimentar, como foi visto em O Retorno de Godzilla, ou quando percebe que tem algum kaiju invasor em seu território. Igual sua versão da linha temporal da Era Showa, esse Godzilla também apresenta um forte comportamento paterno, adotando um filhote de Godzillassauro e o protegendo como se fosse seu filho legítimo. Ele também já demonstrou sentimentos como tristeza, rancor, felicidade e já se demonstrou capaz lembrar de rostos humanos.
Era Millennium
MireGoji
Uma nova era havia se iniciado para o Rei dos Monstros, dessa vez com um visual totalmente atualizado e bem diferente para marcar o início da Era Millenium. O nome MireGoji deriva do nome Millennium(Mireniamu), nome dado para representar essa nova linha temporal. Esse traje seria bem inovador, apesar de ser bastante parecido com as reencarnações anteriores, MireGoji trouxe bastantes novidades em questão design, seu rosto era mais parecido com um réptil do que um mamífero em si, seus olhos eram bem grandes e amarelos, sua boca era enorme e com vários dentes afiados de cor amarelo queimado. As placas de MireGoji acabariam por se tornar únicas na franquia, já que essas seriam enormes e bastante pontiagudas e com uma cor única em toda a saga, as placas, em vez de ser branco osso, agora tem uma cor violeta.
Uma variação do traje com mudanças mínimas iria ser utilizada para o filme Godzilla vs Megaguirus, esse traje seria batizado de GiraGoji. As mudanças presentes nesse traje foram uma boca menor e uma cor verde mais forte que a suit anterior.
Apesar de serem dois Godzillas diferentes, MireGoji e GiraGoji apresentava o mesmo comportamento, tendo como conceito principal ser uma força da natureza que julgava a humanidade, muito semelhante ao Godzilla da era Heisei, porém menos territorial e mais: "Eu sou uma força superior, posso até salvar essa cidade, porém posso destruir a mesma logo depois."
GMKGoji
Seu nome deriva do título do filme, "Godzilla, Mothra, King Ghidorah:Giant Monsters All Out Attack". Seu design tem como base os Godzillas da Era Showa, seu rosto lembra bastante o rosto de ShodaiGoji, porém sem as orelhas. A característica mais marcante desse design seria seus olhos que são totalmente brancos, dando um aspecto bem diabólico para essa reencarnação do Godzão. Suas placas voltaram a ter uma cor branco osso e tem uma aparência mais arredondas e estilizadas. As coxas são bem robustas e seus pés são extremamente grandes em relação ao calcanhar e os dentes estão sempre expostos.
Esse Godzilla seria a fusão das almas das pessoas que morreram na Segunda Guerra Mundial, esse fato de ter uma origem mais espiritual fez com que ele fosse conhecido como Ghost Godzilla. No filme é explicado que GMKGoji voltou a atacar o Japão pelo motivo de que os japoneses estavam querendo esquecer do passado atormentado pelos ataques nucleares, isso fez com que as almas junto com Godzilla voltassem a atacar o Japão para que eles não se esquecessem. GMKGoji seria uma versão extremamente sádica do Rei dos Monstro, demonstrando satisfação ao devorar a alma de seu adversário.
KiryuGoji
O nome do traje deriva do mecha Kiryu, kaiju que seria adversário de Godzilla no filme "Godzilla against Mechagodzilla". Nessa suit foram eliminados os traços trazidos por GMKGoji e decidiu fazer algo mais semelhante ao MireGoji. Igual a suit do início da Era Millennium, as escamas eram pontudas e "arrepiadas", as placas voltaram a ser afiadas e mantiveram a cor branca e a cor do traje depois de anos voltou a ser um negro carvão e não um cinza escuro ou verde como foi mostrado em GMK ou em MireGoji, o pescoço é grosso e as orelhas estão presentes novamente. O que mais diferencia esse traje do traje de MireGoji seria o rosto, que em vez de ser um rosto com aspecto de réptil, seria um rosto com traços semelhante aos lobos. Os braços eram um pouco curtos e também estavam sempre com os cotovelos virados para baixo, dando um aspecto mais parecido a um dinossauro. Esse traje tinha como capacidade especial, dilatar e diminuir as pupilas, dando a KiryuGoji olhares de raiva, surpresa e desgosto.
KiryuGoji não é hostil, pelo menos não por natureza, como é revelado nos filmes da Saga Kiryu, ele só ataca a humanidade porque está a procura dos ossos do Godzilla que atacou o Japão em 54, ou seja, ShodaiGoji, que agora estavam sendo utilizados para a construção do robô Kiryu.
Em questão de personalidade, MosuGoji parece estar bem irritado durante o filme, depois de despertar, esse focou totalmente na humanidade, destruindo usinas e edifício. Quando esse tropeçava ou ficava preso em alguma construção acabava tendo uma explosão de raiva e aumentava ainda mais seu nível de destruição.
Ainda parecia estar um pouco sensível a eletricidade porém não tanto quanto KingGoji, já que MosuGoji ainda conseguia ultrapassar os fios de alta tensão.
SanDaikaijuGoji |
Outro fato curioso é que esse traje foi usado novamente no filme "Ghidorah: O Monstro Tricéfalo". Com apenas uma leve mudança nos olhos que não apresentavam mais o sentimento de raiva e o focinho era um pouco mais curto. Esse traje com mudanças mínimas também seria conhecido como "SanDaikaijuGoji".
DaisensoGoji
O nome do traje deriva da palavra "Daisensō" que significa guerra, vindo do título japonês do filme "Invasion of Astro-Monster" (Kaiju Daisensō). O tronco é o mesmo dos dois trajes anteriores, porém agora mais ereto e com uma cor mais escura. As mudanças mais notáveis estão presentes no rosto, onde podemos notar a remoção das presas da mandíbula superior e a mudança no formato dos dentes que agora voltaram a ser triangulares. O rosto ficou mais rechonchudo e o olhos ficaram mais elevados e esbugalhados, junto com o nariz que está mais protuberante.
Sua personalidade é bem humorada nesse filme, sendo agora totalmente defensor da humanidade como foi estabelecido no filme Ghidorah: O Monstro Tricéfalo.
Um fato engraçado sobre a cena da dança da vitória feita no Planeta X é que aquilo não estava na roteiro, a ideia da dança foi improviso do próprio Haruo Nakajima, que depois de ter feito isso tomou uma baita de uma bronca, porém depois que terminaram as filmagens eles acabaram gostando do resultado.
Nankaigoji |
MusukoGoji
O nome desse traje vêm da palavra "Musuko", que significa filho e esta presente no título japonês do filme "O Filho de Godzilla"(Kaijūtō no Kessen Gojira no Musuko). Mudanças bem drásticas foram feitas nesse design, e não foram mudanças que agradaram bem os fãs, começando pela mudanças feitas no rosto, nesse design temos olhos colocados em uma posição mais elevada da cabeça e mais esbugalhados também. Seu nariz continua bem protuberante e o focinho foi mais encurtado ainda. O pescoço foi outra coisa que incomodou bastante os fãs, já que esse era grande demais e extremamente inchado, parecendo as vezes um papo de sapo quando esse inclinava o pescoço. Tirando isso, as mudanças feitas no resto do corpo não incomodaram tanto os fãs, como por exemplo, uma cauda mais grossa, pernas mais logas e a diminuição da quantidade das placas dorsais que agora eram mais estilizadas, tendo as pontas totalmente viradas para frente, lembrando bastante o traje de ShodaiGoji. As sobrancelhas também estão mais protuberantes.
Sua personalidade lembra bastante um pai rígido porém ao mesmo tempo sarcástico, Godzilla nesse filme em certos momentos demonstra ser bem rigoroso com seu filho Minilla, ameaçando bater nele e pisando na sua cauda para ensiná-lo a utilizar o Atomic Breath, também não deixa seu filho se divertir muito, provavelmente treinando ele para poder ser o futuro Rei dos Monstros. Tirando esse lado mais rígido, quando uma forte nevasca acontece no final do filme, Godzilla acolhe seu filho em um abraço e entra junto com ele em um estado de hibernação. Foi revelado nesse filme que os filhotes da espécie de Godzilla fazem chamados dentro do ovo igual filhotes de crocodilianos.
SoshingekiGoji
Seu nome deriva da palavra Soshingeki, que vêm do título japonês do filme "Destroy All Monsters!" (Kaijū Sōshingeki). As mudanças que foram feitas nesse traje foram justamente para agradar mais ou público em geral, seu rosto agora está muito mais parecido com um lagarto, os olhos menos esbugalhados e mais bem desenhados, junto com um pescoço mais curto e uma quantidade maior de placas dorsais. As pernas também ficaram mais curtas, deixando de lado aquela aparência de paizão que ele tinha em "O Filho de Godzilla". Sem falar também que suas placas não eram mais brancas com o núcleo negro, agora elas eram prateadas com o núcleo um pouco mais escuro. O focinho continua curto porém mais largo e com o nariz menos saliente.
Em questão de personalidade não temos muito o que analisar nesse Godzilla, já que ele passa maior parte do filme sendo controlado pelos aliens Kilaaks e só saí da lavagem cerebral no final do filme. Porém, com base no começo e no início do filme, Godzilla parece estar bem pacífico com a humanidade, defendendo a terra quando for sempre necessário.
Uma curiosidade sobre esse traje, é que ele não tem mais a capacidade de mover os olhos igual os trajes anteriores. Pessoalmente, fico em dúvida entre qual design gosto mais da era Showa, ShodaiGoji ou SoshingekiGoji.
Esse traje foi reutilizado em Godzilla Revenge, Godzilla vs Hedorah e Godzilla Vs Gigan. Em cada um desses filmes ele foi renomeado devidamente nessa ordem: AllKaijuGoji, HedoGoji, GiganGoji.
Também foi o último traje que Haruo Nakajima usou na franquia.
MegaroGoji
O nome desse traje deriva do nome do antagonista do filme, Megalon(Megaro). Mudanças bem marcantes foram feitas nessa suit, como por exemplo um rosto mais amigável com olhos bastante grandes de cor castanho escuro e dentes menos visíveis. Seu corpo voltou a ser robusto e tem uma postura ainda mais ereta que SoshingekiGoji, as placas dorsais desse traje permaneceram com a cor prateada. Três variações desse traje foram feitas para as sequências de Godzilla vs Megalon: MekaGoji(Godzilla vs Mechagodzilla), MekaGyakushuGoji(Terror de Mechagodzilla), tendo apenas simples mudanças nos olhos que não eram mais tão amigáveis e redução dos lábios, os também perderam a cor castanho escuro, sendo agora negros. Diferente de MegaroGoji, esses trajes não teriam pálpebras móveis.
Fake Godzilla |
O terceiro traje seria chamado de "Fake Godzilla", utilizado para representar Mechagodzilla disfarçado de Godzilla. As diferenças nesse traje seriam um olhar extremamente ameaçador e dentes bem visíveis e afiados.
Esse Godzilla seria conhecido como a versão mais amigável aos humanos, sendo mencionado como o monstro da justiça diversas vezes e não demonstrando nenhuma hostilidade aos humanos. Porém, em relação a enfrentar outros monstros, não demonstra nenhum sinal de piedade, atacando seus adversários de maneira brutal. Ele também é um ótimo exemplo de que não importa a ameaça , Godzilla sempre irá passar por cima, pois no filme "Godzilla vs Mechagodzilla", Godzão se deixou ser atingido por raios diversas vezes até ter a habilidade de magnetismo e assim derrotar seu sósia metálico.
MegaroGoji também seria o mesmo Godzilla que apareceria com o nome de "ZoneGoji" na série Zone Fighter. Nesse série seria a primeira e única vez que veríamos Godzilla com um parceiro de treinamento.
Ele foi o design final que fecharia a Era Showa.
ERA HEISEI
84Goji
Com o nome derivado do ano de lançamento de seu filme, 84Goji seria o Godzilla protagonista da Era Heisei. As mudanças foram extremamente drásticas em comparação ao último traje da Era Showa, esse traje foi feito para ser mais parecido com ShodaiGoji, trazendo de volta os dois grandes caninos da mandíbula superior, orelhas pontudas e um rosto mais parecido com um réptil. Seus olhos eram de uma cor castanho alaranjado e as placas eram bem pequenas em relação ao seu corpo e finalmente voltaram a sua cor branco osso. Um animatronic também foi usado para fazer os frames de close no rosto do kaiju, e também foi utilizado para fazer material promocional do filme.
Um fato engraçado é que as vezes o sistema facial do animatronico falhava, fazendo com que os olhos de Godzilla se movessem de maneira aleatória.
Biogoji
Esse traje seria o traje base para todos os trajes dessa era. Seu nome deriva do kaiju vilão do filme, Biollante. As mudanças foram feitas principalmente no rosto, tendo agora um rosto mais parecido com uma lontra ou felino. Seu corpo ficou ainda mais corpulento e musculoso, uma fileira secundária de dentes foi adicionada em sua boca e suas placas agora são maiores.
GhidoGoji |
Para o filme Godzilla vs King Ghidorah, o traje de BioGoji sofreu leves mudanças, tendo agora uma musculatura ainda mais definida principalmente na parte superior do tronco e um rosto com uma feição mais agressiva, essa variação seria conhecida como GhidoGoji.
BatoGoji
Seu nome deriva do kaiju Battra(Batora) que fez sua aparição no filme Godzilla vs Mothra(1992). Esse traje traz mais detalhes ao rosto do Rei dos Monstros, tendo olhos agora amarelos com uma tonalidade alaranjada. Seu corpo agora é mais esbelto, não possuindo um musculatura tão predominante, as orelhas estão mais pontudas e seu rosto está ainda mais parecido com uma lontra, e com uma feição ainda mais agressiva.
Como um upgrade interessante, esse tinha como novidade a capacidade de mover a cabeça para cima e para baixo. Esse traje foi utilizado na batalha entre Godzilla e Rodan em Godzilla vs Mechagodzilla(1993) e nas cenas aquáticas de Godzilla vs Spacegodzilla.
RadoGoji
Seu nome deriva de outro kaiju que apareceu no filme, Rodan(Radon). Agora, porquê o nome desse traje não é MekaGoji já que ele é o vilão do filme? Simples, o nome MekaGoji já tinha utilizado na Era Showa, então eles tiveram que utilizar o kaiju secundário. A mesma coisa aconteceu com MosuGoji e BatoGoji. Esse traje não difere muito de BatoGoji, as únicas diferenças seriam uma cabeça mais robusta, pernas mais longas, um corpo levemente mais musculoso e ombros mais curtos que os trajes anteriores junto com um pescoço mais grosso.
Esse traje também seria utilizado nas cenas aquáticas de Godzilla vs Destoroyah, aonde só se foi pintado a parte superior do torso junto com os olhos e as placas para representar a criatura emergindo da água.
MogeGoji
Seu nome deriva do Mogera, já que o vilão do filme já se chamava Spacegodzilla(Supesugojira), o traje não poderia receber o nome de SpaceGoji, o que meio que contraditório já que na Showa tinhamos uma variação chamada MekaGoji, mas isso deve ser pelo fato de que aquele traje era uma simples variação e não uma traje feito do zero. MogeGoji é basicamente idêntico ao RadoGoji e BatoGoji, tendo como principais diferenças uma musculatura mais definida, pescoço ainda mais robusto e o aumento nas coxas. Os olhos também ficaram maiores e mais amarelados.
Esse traje tinha como novidade ser o primeiro traje a trazer um sistema de ventilação para aliviar mais o ator que o utilizava.
Esse foi o primeiro traje que a cabeça poderia se mover para qualquer direção e não somente para cima e para baixo.
Spacegodzilla
Uma breve menção honrosa, apesar de não ser o nosso Godzilla, não deixa de ser um clone bem parecido. Por conta de sua relação com a Biollante, a face de Spacegodzilla tem um aspecto muito mais crocodiliano do que os outros Godzillas, possuindo um focinho mais estreito e achatado que o comum e algumas presas que crescem em suas bochechas, fazendo referência a Biollante.
Seu corpo é muito mais robusto que o Godzilla original, possuindo um ventre vermelho vinho e uma pele escura com tons em azul. Possui uma crista em sua testa de cor amarela e olhos bem grandes de cor vermelha alaranjada. As placas de Spacegodzilla são bem semelhantes às placas de MogeGoji, com a diferença que essas são completamente brancas, e com textura lisa. Dois grandes cristais crescem em seus ombros, e sua cauda é extremamente alongada e esguia com uma clava composta por vários cristais afiados na ponta, fazendo com que esse supere Godzilla em comprimento e um pouco em altura. Ele também possui uma forma alternativa semelhante a um meteoro, onde seu corpo é totalmente recoberto pelos cristais, sendo apenas seu ventre, cabeça e pescoço visíveis.
Uma curiosidade sobre o rugido de Spacegodzilla, é que ele uma versão modificada do rugido de Biollante.
DesuGoji
O traje que marcaria a saga por seu visual que diferencia até hoje de boa parte de todos os designs. O nome do traje deriva do antagonista final da Era Heisei, Destoroyah(Desutoroia). Seria o traje mais único de toda a Era Heisei, seu corpo seria extremamente robusto, e seus ombros se tornaram alargados novamente, as coxas eram enormes. Para dar a impressão de que estava queimando, o traje foi recortado em certas partes e foi preenchido com um material transparente e luzes de cor laranja e amarelo. Os olhos também foram pintados de laranja e vermelho. E para dar ainda mais a sensação de calor, implantaram um sistema que produzia fumaça de certas partes do traje.
Um fato curioso, o suit actor Kenpachiro Satsuma relatou que já chegou a desmaiar várias vezes durante as gravações do filme já que a fumaça era na verdade uma grande quantidade de monóxido de carbono. Depois que Godzilla derrete pelo superaquecimento, as luzes do traje foram desligadas para fazer a cena de Godzilla Junior adulto rugindo no meio da fumaça.
Comportamento:
No geral, o Godzilla da Era Heisei possui um comportamento neutro e territorialista, atacando a humanidade apenas quando precisa se alimentar, como foi visto em O Retorno de Godzilla, ou quando percebe que tem algum kaiju invasor em seu território. Igual sua versão da linha temporal da Era Showa, esse Godzilla também apresenta um forte comportamento paterno, adotando um filhote de Godzillassauro e o protegendo como se fosse seu filho legítimo. Ele também já demonstrou sentimentos como tristeza, rancor, felicidade e já se demonstrou capaz lembrar de rostos humanos.
Era Millennium
MireGoji
Uma nova era havia se iniciado para o Rei dos Monstros, dessa vez com um visual totalmente atualizado e bem diferente para marcar o início da Era Millenium. O nome MireGoji deriva do nome Millennium(Mireniamu), nome dado para representar essa nova linha temporal. Esse traje seria bem inovador, apesar de ser bastante parecido com as reencarnações anteriores, MireGoji trouxe bastantes novidades em questão design, seu rosto era mais parecido com um réptil do que um mamífero em si, seus olhos eram bem grandes e amarelos, sua boca era enorme e com vários dentes afiados de cor amarelo queimado. As placas de MireGoji acabariam por se tornar únicas na franquia, já que essas seriam enormes e bastante pontiagudas e com uma cor única em toda a saga, as placas, em vez de ser branco osso, agora tem uma cor violeta.
GiraGoji |
Uma variação do traje com mudanças mínimas iria ser utilizada para o filme Godzilla vs Megaguirus, esse traje seria batizado de GiraGoji. As mudanças presentes nesse traje foram uma boca menor e uma cor verde mais forte que a suit anterior.
Apesar de serem dois Godzillas diferentes, MireGoji e GiraGoji apresentava o mesmo comportamento, tendo como conceito principal ser uma força da natureza que julgava a humanidade, muito semelhante ao Godzilla da era Heisei, porém menos territorial e mais: "Eu sou uma força superior, posso até salvar essa cidade, porém posso destruir a mesma logo depois."
GMKGoji
Seu nome deriva do título do filme, "Godzilla, Mothra, King Ghidorah:Giant Monsters All Out Attack". Seu design tem como base os Godzillas da Era Showa, seu rosto lembra bastante o rosto de ShodaiGoji, porém sem as orelhas. A característica mais marcante desse design seria seus olhos que são totalmente brancos, dando um aspecto bem diabólico para essa reencarnação do Godzão. Suas placas voltaram a ter uma cor branco osso e tem uma aparência mais arredondas e estilizadas. As coxas são bem robustas e seus pés são extremamente grandes em relação ao calcanhar e os dentes estão sempre expostos.
Esse Godzilla seria a fusão das almas das pessoas que morreram na Segunda Guerra Mundial, esse fato de ter uma origem mais espiritual fez com que ele fosse conhecido como Ghost Godzilla. No filme é explicado que GMKGoji voltou a atacar o Japão pelo motivo de que os japoneses estavam querendo esquecer do passado atormentado pelos ataques nucleares, isso fez com que as almas junto com Godzilla voltassem a atacar o Japão para que eles não se esquecessem. GMKGoji seria uma versão extremamente sádica do Rei dos Monstro, demonstrando satisfação ao devorar a alma de seu adversário.
KiryuGoji
O nome do traje deriva do mecha Kiryu, kaiju que seria adversário de Godzilla no filme "Godzilla against Mechagodzilla". Nessa suit foram eliminados os traços trazidos por GMKGoji e decidiu fazer algo mais semelhante ao MireGoji. Igual a suit do início da Era Millennium, as escamas eram pontudas e "arrepiadas", as placas voltaram a ser afiadas e mantiveram a cor branca e a cor do traje depois de anos voltou a ser um negro carvão e não um cinza escuro ou verde como foi mostrado em GMK ou em MireGoji, o pescoço é grosso e as orelhas estão presentes novamente. O que mais diferencia esse traje do traje de MireGoji seria o rosto, que em vez de ser um rosto com aspecto de réptil, seria um rosto com traços semelhante aos lobos. Os braços eram um pouco curtos e também estavam sempre com os cotovelos virados para baixo, dando um aspecto mais parecido a um dinossauro. Esse traje tinha como capacidade especial, dilatar e diminuir as pupilas, dando a KiryuGoji olhares de raiva, surpresa e desgosto.
KiryuGoji não é hostil, pelo menos não por natureza, como é revelado nos filmes da Saga Kiryu, ele só ataca a humanidade porque está a procura dos ossos do Godzilla que atacou o Japão em 54, ou seja, ShodaiGoji, que agora estavam sendo utilizados para a construção do robô Kiryu.
KiruyGoji com cicatriz em Tokyo S.O.S |
Uma variação do traje seria utilizada no filme Godzilla: Tokyo S.O.S com uma única mudança, porém seria uma mudança bem chamativa. Essa mudança foi a adição de uma cicatriz no peito de Godzilla, para representar o machucado que ele sofreu do Zero Absoluto no filme anterior.
Kiryu |
FinalGoji
O nome do traje deriva do título do filme, "Godzilla Final Wars". Um design bem interessante para finalizar a Era Millenium, FinalGoji possui um corpo esbelto, de cor cinza semelhante a GMKGoji e com musculatura definida. O fato do traje ser bem esbelto ajuda bastante o ator dentro da suit já que era uma rouba bem leve. Seu focinho era achatado e com forma de triângulo, com a volta dos dois caninos bem notáveis na mandíbula superior. A cauda era longa e bem cilíndrica, as pernas ficaram bastante compridas e os pés bem achatados. Os olhos tomaram um aspecto mais agressivo com uma cor laranja avermelhada, as placas dorsais diminuíram de tamanho e ficaram mais parecidas com as placas da Era Heisei, porém mais pontudas.
FinalGoji possui um comportamento semelhante ao comportamento de MireGoji, sendo uma força da natureza que julga os humanos por seus erros contra o meio ambiente. Durante os eventos do filme, ele demonstrou reconhecer mesmo controlados por aliens, os seus aliados do passado, nocauteando aqueles que já o ajudaram e não demonstrando nenhuma piedade de seus inimigos, podemos dizer que FinalGoji é uma versão mais atualizada do Godzilla da Era Showa.
Assim terminou os filmes clássico do Rei dos Monstros, mas mesmo assim novos filmes surgiram usando novas tecnologia e maneiras de representar Godzilla. Vamos ver outros visuais dessa divindade em participações especiais, quadrinhos novos e clássicos e em novos filmes:
AlwaysGoji
O nome desse design deriva de um filme da Toho em que ele fez uma pequena aparição em 2007, "Always:Sunset On Third Street 2". Ele é basicamente uma versão mais atualizada e mais réptil do GMKGoji, pés grandes com garras curvas, pupilas totalmente brancas e placas branco osso apagado que não eram tão arredondadas como GMK, e sim mais pontudas e com textura semelhante a rochas, algo que voltaríamos a ver no futuro com o Godzilla da Legendary. A principal diferença desse traje do GMKGoji seria a pele de cor cinza esverdeado e um focinho mais redondo com dentes pequenos.
Em questão de personalidade e comportamento não temos muito que analisar aqui, mas pelo o que é nos mostrado em sua breve aparição, deve ter uma personalidade semelhante a ShodaiGoji ou GMKGoji.
Podemos dizer também que esse foi o primeiro Godzilla em ser feito completamente de CGI, sem alternar para um traje.
É uma pena que esse aqui nunca teve um filme próprio.
GareGoji (Godzilla Legendary)
Pela primeira vez temos um design cujo o nome deriva do nome do diretor, que nesse caso seria Gareth Edwards. Esse design teria uma pegada mais natural e realista, e teve como maior inspiração animais como ursos, crocodilos, dragões de komodo e águias. GareGoji possui um design corpulento e volumoso. Possui olhos de águia de cor amarelada, um focinho bem curto e sem lábios, lembrando bastante um crocodilo, seus dentes são pequenos e afiados como agulhas e as mãos são parecidas com patas de jacarés.O pescoço é curto e com uma novidade que nunca se havia visto nos designs anteriores, brânquias. A cauda de GareGoji diferente das reencarnações, não é mais arredondada, e sim com formato de chicote com a ponta bem fina. As patas são uma mistura de patas de um saurópode e elefante, com garras curtas porém grossas. As placas desse Godzilla de acordo com o diretor foram feitas para parecerem com rochas, já que Gareth Edwards queria que sua versão do Rei dos Monstros fosse parecido com uma montanha viva. A cor de GareGoji é uma certa forma uniforme em todo seu corpo, uma mistura de verde com cinza e marrom, sendo um pouco mais claro no ventre. Esse design não possui orelhas, mas tem duas pequenas placas de cada lado da cabeça que quando ele é visto de frente dá a impressão que são orelhas.
Design sofreria algumas modificações para o filme "Godzilla 2: Rei dos Monstros". No flashback da família Russel no começo do filme, onde leves mudanças foram feitas, os ombros eram mais largos e as placas eram mais arredondadas e as garras das patas eram mais afiadas.
Uma outra variação, que seria o design visto pelo resto do filme, seria conhecido como DougheGoji, como o nome derivado do nome do diretor do filme, que nesse caso seria Mike Dougherty. As placas foram modificadas novamente, dessa vez elas foram refeitas para ficar iguais as placas de ShodaiGoji, porém com um aspecto mais ósseo em vez de ter uma textura de rocha. A cabeça era mais robusta e os dentes tiveram seu tamanho aumentado. Os olhos eram maiores também e não eram mais de cor amarelada e sim laranja escuro. Outra modificação que também foi adicionado foi cauda, que agora é arredondada e não possui mais o formato de chicote.
Quando absorve uma enorme quantidade de radiação, seu corpo começa a sobrecarregar, sua pele se torna vermelha e rachaduras se espalham por todo seu corpo. Esse estágio é conhecido como Fire Godzilla ou Termonuclear Godzilla, mas também pode ser chamado de Burning Godzilla igual sua versão da Era Heisei.
O Godzilla da Legendary não é bom como vimos na Era Showa porém também não é agressivo aos humanos, ele é um titã que emerge para restaurar o equilíbrio da natureza, eliminando qualquer monstro que seja uma ameaça a ordem natural. Ele atacou os submarinos nucleares no passado não porque ele era agressivo, e sim porque esses submarinos carregavam sua fonte de alimento, radiação. Possui um forte sentimento de soberania e quando está lutando contra seu adversário em alguns momentos demonstra um certo nível de sadismo, sorrindo e torturando seus inimigos de forma bem humilhante e dolorosa. Igual o Godzilla da Era Heisei, GareGoji também é capaz de se lembrar de rostos humanos.
ShinGoji
O nome do design deriva do nome do filme, "Shin Godzilla". O kaiju possui várias formas durante o filme. Para trazer esse kaiju a vida foram utilizadas diversas técnicas, como captura de movimento, um animatronico, fantoches e CGI. Uma curiosidade, as três formas vista no filme receberam os apelidos de "Kamata-Kun", "Shinigawa-Kun" e "Kamakura-San", esses apelidos foram dados de acordo com a cidade que ele atacou respectivamente.
A primeira não é vista por completo. Apenas podemos ver uma cauda para fora da água, não se pode afirmar se existe um corpo que ela se liga ou a suposta cauda já é o animal por inteiro.
Kamata-Kun |
Shinigawa-Kun |
Quando evolui para a terceira forma, toma uma postura mais erguida, semelhante a um dinossauro terópode. A pele toma um tom avermelhado e as brânquias diminuem, a cauda se torna mais arredondada e um pequeno par de braços finalmente é visível.
Kamakura-San |
Agora sobre a personalidade de Shin, é algo complicado, é quase como se ele não tivesse cérebro, só se locomove para frente, e não demonstra nenhum tipo de expressão, no máximo ele demonstra raiva quando é ferido no seu ponto fraco, mas não é com se ele pudesse raciocinar ou algo do tipo.
AniGoji
Apesar de não ser a primeira versão do Godzão em aparecer em aparecer em um anime, foi a primeira reencarnação que foi para cinema de forma totalmente animada, daí vem seu nome que deriva da palavra "Anime". Seu design tem como principal base o Godzilla da Legendary, porém com algumas modificações que também o tornam bem único. Pra começar, esse Godzilla não possui uma pele, e sim dura camada de tecido muscular composto de fibra metálica, o que lhe dá um aspecto mais "maromba". Também não possui lábios, porém também não possui dentes, e sim mandíbulas serrilhadas. O focinho é um pouco comprido, semelhante aos crocodilos, os olhos agora pela primeira vez são azuis, o diretor teve essa ideia pois ele quis dar uma cara de filósofo e sábio para o Rei dos Monstros. As placas também são bem diferentes, são afiadas porém possuem agora um aspecto de folha para fazer referência a sua origem que tem como base vida vegetal. As pernas são mais alongadas e esbeltas que o Godzilla da Legendary e os pés são mais esticados, quase parecidos com pés humanos. A cauda de AniGoji também é bem diferente, os seguimentos tem um formato triangular, e a ponta da cauda tem um espinho que foi inspirado no ferrão das vespas. Algumas porções de musgo também podem ser encontrados em seu corpo.
O Godzilla dessa trilogia possui um comportamento genocida, ele elimina qualquer forma de vida ou tecnologia que não tenha seu DNA, ele eliminou tudo durante o tempo em que despertou, humanos, máquinas e outros kaijus, e logo depois de expulsar os humanos da Terra, se tornou o senhor da criação dela, superando os conceitos de natureza, fazendo a própria natureza se curvar perante ele e se adaptar a sua vontade. Quando se sente ameaçado, ele transforma toda a sua energia em calor, atingindo o estágio conhecido como "Scarlet Godzilla", onde seu corpo fica com a temperatura altamente elevada e com rachaduras vermelhas por todo seu corpo.
Esse design possui duas versões, uma chamada de Godzilla Filius que seria o Godzilla com 50 metros da primeira parte do anime.
E uma outra versão conhecida como Godzilla Earth que é o Godzilla mais alto da franquia, com 300 metros de altura. A diferença mais notável seria uma barba de espinhos no queixo de Earth, que foi adicionada para dar um ar de ancestral para o Rei dos Monstros
Godzilla da Hanna Barbera e Godzilla da Marvel: Quase Idêntico
No geral esses designs são praticamente o mesmo, porém com leves diferenças. O Godzilla da Hanna Barbera possuía olhos grandes de com a íris negra, já o da Marvel tinha olhos bem pequenos de cor vermelha e com a região branca que negra em vez de branca. O rosto dos dois era bem diferente também, o Godzilla da Marvel tinha um focinho largo e quadrado, enquanto o da Hanna Barbera tinha uma cabeça triangular. As placas também eram bem distintas uma da outra, o da Hanna Barbera tinha uma fileira placas triangulares com duas ramificações perto da ponta, já o da Marvel tinha três fileiras placas com três pontas voltadas para frente. Tirando essas diferenças, o design é basicamente o mesmo, ambos possuem o mesmo estilo de corpo humanoide com a musculatura do peitoral bem notável. Porém ambos também tem duas habilidades bem únicas e diferentes além do fogo, o Godzilla da Marvel quando percebe que está ficando cansado demais, libera um boost de energia extra que o ajuda a derrotar o inimigo. Já o Godzilla da Hanna Barbera conseguia disparar raios oculares pelos olhos.
O que mais difere nos dois é a personalidade, o Godzilla da Marvel era extremamente hostil aos humanos, atacando e destruindo cidades, mas apesar de ter começado agressivo, com o decorrer da história foi se tornando menos hostil e passou a atacar apenas se for atacado. Ele também demonstrou a capacidade de compreender e desenvolver algum tipo de conexão com humanos.
Já o da Hanna Barbera desde de inicio era bem parecido com o da Era Showa em questão de comportamento, salvando os protagonistas e o mundo de monstros malevolentes quando é chamado.
Esses seriam os Godzillas responsáveis pela crença popular de que o Godzilla cospe fogo, mas existe uma diferença. O Godzilla da Hanna Barbera realmente cospe fogo normal, mas o Godzilla da Marvel cuspia um fogo radioativo, semelhante ao Breath do Zilla Jr.
O design do Godzilla da Marvel é utilizado pela Toho para representar a marca dos direitos autorais do personagem.
Godzilla ROE
Esse Godzilla seria o protagonista da HQ "Godzilla:Rulers of Earth", possui um design que é uma mistura entre KiryuGoji e o Godzilla da Era Heisei. Em vez de suas escamas serem negras, agora são de cor cinza com um tom esverdeado, os olhos são amarelo escuro e as placas são menos afiadas e mais volumosas de cor prateada, as vezes é possível notar que algumas placas estão viradas para frente. O focinho também é mais largo que o de KiryuGoji.
O que é realmente marcante nesse Godzilla é sua personalidade, ele não parece ser territorial, e sim extremamente irritado, algo mais parecido como MireGoji era, sendo apenas Anguirus, Rodan, Mothra, Gorossauro e King Caesar os únicos kaijus com quem ele nunca decidiu lutar na Hq. Ele parece ter uma espécie de respeito ou até mesmo amizade por Anguirus, sendo esse o único que foi visto viajando lado a lado com o Rei dos Monstros na Hq, algo bem parecido com o que acontecia na Era Showa. Na guerra final contra os Trilopods, Godzilla demonstrou como habilidade especial sua própria versão do bafo atômico espiral, porém em vez de vermelho como foi na Era Heisei, na Hq ele dispara um atomic breath laranja, fazendo referência ao MireGoji.
Godzilla tem um visual icônico que se deriva e renova ao passar dos anos. Ele se estende além dos filmes e assim vai para outras mídias. Você pode assistir todos os filmes dele aqui no nosso blog, também temos quadrinhos, livros e até jogos. Tudo do Rei dos Monstros em suas mãos, só precisa pesquisar no nosso blog.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário